A parceria realizada entre o Museu da Casa Brasileira e a Biblioteca Parque Villa-Lobos, por ocasião da celebração do centenário de nascimento do arquiteto João Batista Vilanova Artigas, apresenta duas mostras: um painel expositivo no MCB com uma seleção de desenhos originais e brinquedos de papel que o arquiteto fazia como diversão junto com os netos e uma mostra na Biblioteca com ampliações e desenhos originais da mesma série. Ambas as apresentações foram selecionadas a partir da pesquisa feita por Michel Gorski e Sílvia Zatz para a publicação A mão livre do Vovô, obra destinada a pequenos leitores produzida pela Editora Terceiro Nome.
Com este resgate dos desenhos de Vilanova Artigas, vemos o arquiteto fundador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e figura central para o estabelecimento da prática profissional moderna surgir por um viés descontraído. Aqui, o avô com talento e domínio prático e expressivo do desenho, distraía seus netos. Brincavam juntos construindo máquinas, bichos, desenhando instrumentos musicais, recriando universos com o desenho livre; o mesmo meio que viabilizava tecnicamente suas obras e servia como reflexão profunda como desejo de criar um mundo melhor, fica aqui como memória, ao visitante, de seu mundo criado para divertir.
Atendendo aos pedidos dos netos, o arquiteto João Batista Vilanova Artigas criava um mundo de imagens. Passando por máquinas, objetos e animais, ele enfrentava a folha em branco, como sempre fez na vida, criando um universo que associa tecnologia, anatomia e invenção. As imagens representam uma pequena porcentagem de um material riquíssimo, selecionado por Michel Gorski e Sílvia Zatz e organizado em forma de narrativa. Os desenhos, feitos em papéis simples ou de rascunho, com lápis de cor, canetas hidrográficas e esferográficas, muitos deles inclusive com intervenções dos netos, revelam traços decididos dos quais transbordam histórias.
Carregado de poesia e sensibilidade, a publicação “A mão livre do Vovô”, que inspirou as exposições no MCB e na Biblioteca, conduz o leitor a uma viagem que pode não ter fim, repleta de curiosidade e prazer ao desvendar a relação amorosa entre adultos e crianças. Com texto de Michel e Silvia, acompanha a partida de um trem que percorre em linhas sinuosas as páginas do livro, dando o tom dessa divertida viagem. Na sequência da brincadeira inicial que apresenta diferentes tipos de avô – o engraçado, o que joga bola, mora junto, fica doente, conta história –, ao final os leitores são convidados a descrever seus próprios avôs, preenchendo vagões de trem com espaços em branco.
Título
Exposição "Vilanova Artigas - A Mão Livre do Vovô"Website
Organizadores
De
18 de Julho de 2015 10:00 AMAté
29 de Outubro de 2015 06:00 PMOnde
Museu da Casa BrasileiraEndereço
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano, São Paulo - SP, Brasil